Arte Bizantina refere-se
à expressão artística de
caráter religioso do Império Bizantino, eminentemente
cristã, é a tendência artística por meio de
influência político-religiosa, que
expandiu-se para regiões fora das fronteiras imperiais.
Um dos principal focos artísticos eram as antigas catacumbas cristãs,onde havia uma série de murais que datam as perseguições aos cristãos nos séculos III e IV, foram os primeiros exemplos de pintura no Período Bizantino.
No século IV, o imperador Constantino reconheceu o culto livre aos cristãos do Império Romano, e a Arte Cristã primitiva evoluiu então para a Arte Bizantina
Por sua localização geográfica, ela foi influenciada por Roma, Grécia
e pelo Oriente, principalmente pelos Persas. Essa mescla de formas gerou um
estilo novo, rico e colorido. Sempre vinculada ao Cristianismo, ela privilegiou
o espiritual em detrimento do material, destacou o conteúdo, não a forma, e
enveredou por um caminho místico.
O mosaico é sua expressão mais
conhecida, mas sua função principal não era a decorativa, e sim a educativa,
pois ele visava orientar os cristãos através da reprodução de cenas da vida de
Cristo e também dos imperadores, aos quais se atribuíam poderes
divinos, pois o regime político vigente era a teocracia. As imagens dos
imperadores estavam sempre presentes nos mosaicos, especialmente junto à Virgem
Maria e a Jesus.
Para criar uma aura de grandiosidade espiritual, as pessoas eram
representadas frontalmente e na vertical nos mosaicos e afrescos. O dourado era
a cor dominante, por simbolizar o ouro. A arquitetura também foi um estilo
artístico dominante nessa época, principalmente a das igrejas, que eram
geralmente construídas sobre uma base circular, octogonal ou quadrada,
continham grandes cúpulas, eram vastas e ricamente decoradas. O exemplo mais
conhecido deste estilo é a Igreja de Santa Sofia, localizada em Istambul, obra
dos arquitetos Antêmio de Tralles e Isidoro de Mileto.
A arte bizantina sobreviveu até a queda de Constantinopla, em 1453, quando foi invadida
pelos turcos otomanos. Neste momento, ela iniciava uma terceira fase de ouro,
mas pode-se afirmar que suas influências estenderam-se além deste marco
histórico, pois na segunda metade do século XV e durante parte do século XVI
esta arte ainda prosperava nas regiões em que dominava a ortodoxia grega.
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