sexta-feira, 19 de agosto de 2011

15/06 Arte Bizantina

Arte Bizantina refere-se  à expressão artística  de  caráter religioso do Império Bizantino, eminentemente cristã, é a  tendência artística por meio de influência  político-religiosa, que  expandiu-se para regiões fora das fronteiras imperiais.

Neste período há o enfraquecimento do Império Romano, com a  invasão dos bárbaros. Para tentar solucionar este problema, Constantino deslocou o centro de decisões do governo para a antiga colônia grega, Bizâncio, batizando-a com seu nome – Constantinopla, hoje chamada de Istambul.


Um dos principal focos artísticos eram as antigas catacumbas cristãs,onde havia uma série de murais que datam as perseguições aos cristãos nos séculos  III e IV,  foram os primeiros exemplos de pintura no Período Bizantino.
 No século IV, o imperador Constantino reconheceu o culto livre aos cristãos do Império Romano, e a  Arte Cristã  primitiva evoluiu então para a Arte Bizantina

Por sua localização geográfica, ela foi influenciada por Roma, Grécia e pelo Oriente, principalmente pelos Persas. Essa mescla de formas gerou um estilo novo, rico e colorido. Sempre vinculada ao Cristianismo, ela privilegiou o espiritual em detrimento do material, destacou o conteúdo, não a forma, e enveredou por um caminho místico.

Mosaico é a nomeação de  pequenas peças embutidas (tesselas) de pedra  ou de outros materiais (vidro, mármore, cerâmica, ou conchas ), formando determinado desenho.O objetivo do mosaico é preencher algum tipo de plano, como pisos e paredes.

 O mosaico é sua expressão mais conhecida, mas sua função principal não era a decorativa, e sim a educativa, pois ele visava orientar os cristãos através da reprodução de cenas da vida de Cristo e  também dos  imperadores, aos quais se atribuíam poderes divinos, pois o regime político vigente era a teocracia. As imagens dos imperadores estavam sempre presentes nos mosaicos, especialmente junto à Virgem Maria e a Jesus.

Para criar uma aura de grandiosidade espiritual, as pessoas eram representadas frontalmente e na vertical nos mosaicos e afrescos. O dourado era a cor dominante, por simbolizar o ouro. A arquitetura também foi um estilo artístico dominante nessa época, principalmente a das igrejas, que eram geralmente construídas sobre uma base circular, octogonal ou quadrada, continham grandes cúpulas, eram vastas e ricamente decoradas. O exemplo mais conhecido deste estilo é a Igreja de Santa Sofia, localizada em Istambul, obra dos arquitetos Antêmio de Tralles e Isidoro de Mileto.

A arte bizantina sobreviveu até a queda de Constantinopla, em 1453, quando foi invadida pelos turcos otomanos. Neste momento, ela iniciava uma terceira fase de ouro, mas pode-se afirmar que suas influências estenderam-se além deste marco histórico, pois na segunda metade do século XV e durante parte do século XVI esta arte ainda prosperava nas regiões em que dominava a ortodoxia grega.

                                                 Igreja de Santa Sofia-  Istambul



                              Interior da Igreja de Santa Sofia- Istambul



Ícone da Virgem Maria e o Menino Jesus


Mosaico Bizantino 

Nenhum comentário:

Postar um comentário