sexta-feira, 19 de agosto de 2011

08/06 Arte Popular

No Brasil, costuma-se chamar de “arte popular” a produção de esculturas e modelagens feitas por homens e mulheres que, sem jamais terem freqüentado escolas de arte, criam obras de reconhecido valor estético e artístico. Seus autores são gente do povo, o que, em geral, quer dizer pessoas com poucos recursos econômicos, que vivem no interior do país ou na periferia dos grandes centros urbanos e para quem “arte” significa, antes de mais nada, trabalho. 

Um dos mais conhecidos representantes da cultura popular nordestina é Manuel Vitalino Pereira dos Santos, vulgo '' Mestre Vitalino'' , nascido em 1935, na vila do Alto do Moura, próxima à cidade de Caruaru, PE.

Aos sete anos, começa a modelar brinquedos de barro. Logo transforma-se num grande companheiro do pai, a quem ajudou nas idas semanais à feira. Adulto, jamais esqueceu os tempos de glória, quando revelou-se um fenômeno e obteve  reconhecimento nacional. Na arte da modelagem, apesar de bem sucedido, não chega a estabelecer uma marca individualizada. Segue os tipos criados pelo pai, tendo aperfeiçoado a "Família de retirantes". Progressivamente diminui seu interesse pela modelagem da cerâmica e passa a dedicar sua vida à promoção do trabalho da família e de outros artistas da região.


Mestre Vitalino





Xilogravura









   
Literatura de Cordel


Grafite




 Artesanato








Nenhum comentário:

Postar um comentário